Passei uma temporada no verão da Sicília, ilha ao sul da Itália, onde circulei pelas cidades de Catânia, Linguaglossa, Taormina (e Giardini Naxos), Castelmola, Siracusa/Ortigia, Ávola, Noto (Val di Noto), Marzamemi, Ragusa Ibla, Agrigento, Palermo e Cefalu.
Descobri que eu não sabia quase nada sobre os vinhos elaborados na ilha ao sul da Bota!
Viajar só tem vantagens, não é mesmo? Agora eu sei um pouquinho mais sobre os vinhos e comidas da Sicília, e compartilho com vocês as surpresas provando vinhos sicilianos de castas pouco conhecidas.
Em primeiro lugar, um esclarecimento: sim, é verdade que a uva mais famosa da Sicília é a tinta Nero d’Ávola. Mas, por favor, prestem atenção nos vinhos brancos sicilianos, que são absolutamente encantadores! Me conquistaram no primeiro gole, e vão te conquistar também!
A beleza desse mundo do vinho, vinhedos e castas é que você está sempre descobrindo, se surpreendendo. E tem mais! Você não vai resistir aos pratos com peixes, lagostins, camarões, mexilhões, vôngoles, e tantas outras delícias. As pastas e risotos estão lá, mas tudo vai conspirar a favor dos vinhos brancos na terra dos três mares: Tirreno, Jônico e Mediterrâneo.
As principais uvas brancas são: Albanello, Carricanto, Catarratto, Damaschino, Fiano, Grecanico, Grillo, Insolia.
Na tintas, temos: Frappato, Nerello Cappuccio, Nerello Mascalese, Nero D’Avola.
E agora, listo os vinhos que provei na Sicília:
Os Brancos e Rosados
Pretiosa Albanello 2016 (Cantine Gulino)
IGP Terre Siciliane, 100% Albanello. Um vinho branco elegante, estruturado, rico de aromas (flores e frutas amarelas); em boca traz um toque de limão, abricós maduros, nectarina.
Feud’o 2018 Bianco (Vini Gambino – Etna)
Branco DOP Sicilia, 90% Grillo, 10% Catarratto e Carricante. Nariz fino e elegante, lembrando maracujá, toranja e bergamota com notas de flores. Na boca é fresco e saboroso, bem equilibrado, com boa estrutura e persistência.
Caeles Catarratto 2017 (Firriato)
DOC Sicilia, 100% Catarratto, vinho produzido organicamente (ou biológico, como dizem na Itália), caracterizado por notas herbáceas com boa estrutura, e tons frutados em boca.
Fania 2017 (Cantine Gulino)
IGP Terre Siciliane, castas Fiano e Insolia, vinho branco requintado e sóbrio, com notas florais e sabor persistente, abacaxi, especiarias e avelãs.
Vitese (Colomba Bianca)
DOC Sicilia, 100% Catarratto, vinho produzido organicamente, bastante caráter, fresco e com aromas floral. Em boca traz pêra madura e é bem persistente.
Planeta Alastro 2018 (Vini Planeta)
DOC Sicilia, 80% Grecanico , 20% Sauvignon Blan e Grillo. Nariz com notas de maçã verde, pêra, nectarinas, frutas cítricas, raspas de limão, melão. Em boca traz equilíbrio entre alta acidez e estrutura de corpo.
Tifeo 2018 Rosato (Vini Gambino – Etna)
DOP Etna, 100% Nerello Mascalese com maceração breve. Um rosé de
caráter elegante, com sabores de morango, cereja e melancia, que dão lugar à manga. Tem um bom corpo e estagiou por 5 meses com as leveduras.
Delicio Rosato (CVA Canicatti)
IGP Terre Siciliane, 50% Nero d’Avola, 50% Nerello Mascalese. Um vinho rosado delicado e agradável que aprimora as notas de frutas e flores das uvas Nero d’Avola e Nerello Mascalese.
Nassa Grillo 2018 (Feudo Ramaddini)
DOC Sicilia, 100% Grillo, um branco despretensioso e, ainda assim, traz
sensações delicadas de flores brancas, flor de limão e frutas cítricas. Na boca tem equilíbrio, é fresco e saboroso, macio.
Os Tintos
Terra Costantino de Aetna 2017 (Azienda Terra Constantino)
Um Etna Rosso, DOC, 90% Nerello Mascalese e 10% Nerello Cappuccio. Tem que provar para entender! Gostoso, corpo médio, boa acidez e aquele nariz interessantíssimo que vai lhe lembrar o Etna, com certeza!
Molino a Vento 2018 (Tenute Orestiadi)
IGP Terre Siciliane, 100% Nerello Mascalese. Aroma intenso com notas de frutos silvestres e especiarias. Na boca o vinho é elegante, de boa estrutura e bastante harmônico.
Patrono Nero d’Avola Riserva (Feudo Ramaddini)
DOC Noto, 100% Nero d’Avola, aromas de frutos secos, casca de laranja amarga seca, couro, sensações de sangue, Em boca é carnudo, muito saboroso, taninos aveludados, final longo
Note Nere – Nero d’Avola 2017 (Feudo Ramaddini)
DOC Sicilia, 100% Nero d’Avola, aromas de flores vermelhas, especiarias. Na boca é macio, redondo, equilibrado, taninos integrados, bom frescor.
Duvanera Rosso 2016 (Vini Gambino – Etna)
IGP Terre Siciliane, 100% Nero D’Avola, intensos aromas de ameixas e cerejas maduras são seguidos por um toque de baunilha. Em boca é um vinho bem equilibrado, apresenta um impacto inicial, e depois traz um final suave e agradável.
Tifeo Rosso 2016 (Vini Gambino – Etna)
DOP Etna, 90% Nerello Mascalese e 10% Nerello Cappuccio. Aromas sutis de cereja e framboesa se misturam com tabaco, mato, couro e chocolate. A Nerello Cappuccio acrescenta cor e suaviza os taninos da Nerello Mascalese.
Frappato 2017 (Azienda Agricola Biscaris)
IGP Terre Siciliane, 100% Frappato. Vinho de cultura biodinâmica, com pouca intervenção na vinificação. Notas florais e de cerejas, com boca flexível e refinada, marcada por sabores de tabaco, resina, torta de cereja e flores secas.