O Ano de 2018 chegou trazendo novo e necessário ânimo! É tempo de alegria para quem colhe os frutos do trabalho de um ano inteiro, e você pode participar dessa festa!
Nos estados do Sul do Brasil o turismo do vinho tem um grande momento na época da colheita, iniciada desde o final do ano passado e que se estende até meados de março. As vinícolas oferecem experiências bem bacanas para os visitantes, que participam da vindima, do processo de produção do vinho, de piqueniques sob os parreirais, jantares etc.
Como sempre acontece, a colheita será feita por etapas, cujas datas são definidas de acordo com as variedades de uvas e com o clima da região. Na Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha a colheita começa a partir de 15 de dezembro e vai até 15 de março. Em Campos de Cima da Serra (norte do RS) e na Serra Catarinense o amadurecimento ocorre cerca de um mês mais tarde, normalmente iniciando em 15 de janeiro e se estendendo até 15 de abril.
Para entender melhor, podemos dizer que em regiões mais frias, as uvas demoram mais para amadurecer. O outro importante fator que impacta o momento da colheita é que diferentes castas amadurecem em momentos diferentes. Dou alguns exemplos:
-
Maturação precoce (Chardonnay, Pinot Noir, Gewürztraminer);
-
Maturação intermediária (Riesling Itálico, Sémillon, Merlot);
-
Maturação tardia (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat, Moscato Branco, Trebbiano).
É um bom motivo para programar uma viagem e participar da colheita. Melhor ainda, fazer algumas degustações de vinhos, conversando diretamente com os produtores e vivenciando um pouco desse mundo tão especial!
Abaixo, eu dou algumas dicas da programação 2018:
Casa Valduga (Vale dos Vinhedos, RS)
Oportunidade de passar dois ou três dias imersos no universo da vinícola, participando desde a colheita das uvas até a tradicional “pisa”, onde começa o processo de produção. Pacotes com duas ou três diárias, com programações completas para que o hóspede possa escolher de acordo com a sua preferência.
Para mais informações ligue no telefone: (54)2105-3154 ou envie um e-mail para eventos@famigliavalduga.com.br
Cristofoli (Faria Lemos – Bento Gonçalves, RS)
O pessoal da Cristofoli tem ideias bem legais para os visitantes curtirem os vinhedos: Edredom nos Parreirais, Entardecer na Vindima com Jantar no Jardim, junto ao parreiral.
Entre em contato: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br ou 54 99668-6607 (WhatsApp)
Dom Cândido (Vale dos Vinhedos, RS)
Durante o período da colheita a Dom Cândido oferece um programa para que você possa conhecer, com riqueza de detalhes, todas as etapas do processo de elaboração.
Entre em contato através do telefone (54)2521-3500 ou no e-mail domcandido@domcandido.com.br
Luiz Argenta (Flores da Cunha, RS)
Nos dias 20 e 27 de janeiro, e dias 03, 10, 11, 17 e 24 de fevereiro, ocorre o e Dia da Colheita, com um passeio nos vinhedos, colheita manual da uvas, degustação às cegas, almoço no Clô Restaurante e conheça o processo de vinificação por gravidade.
www.luizargenta.com.br
Larentis (Vale dos Vinhedos, RS)
Oferece a colheita noturna das uvas (3 datas entre fevereiro e março), piquenique em meio aos parreirais (todos os finais de semana e feriados), visita à vinícola e degustação de vinhos e espumantes.
www.larentis.com.br
Você precisa estar logado para comentar.