A região de Beaujolais, na França, se estende por 55 Km a partir do extremo sul da Borgonha, em Mâcon, até a cidade de Lyon. A parte norte desta região – o Haut Beaujolais – é o lar dos dez crus independentes que tem o direito a usar seus próprios nomes nos rótulos.
Estamos na França, com seus vinhos maravilhosos e sua regulamentação complexa. Mas isso não é um problema, n’est-ce pas?
Segundo os gurus Jancis Robinson e Hugh Johnson, em seu Atlas Mundial do Vinho (onde busquei inspiração e informações), na Região de Beaujolais ocorre um casamento entre a uva e a terra, que é considerado místico pelos franceses. Lá, a uva Gamay produz vinhos vivazes e frutados – consumidos jovens –, mas também vinhos carnudos, elegantes e minerais, como os Crus Beaujolais.
Brouilly, Chénas, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin-à-Vent, Régnié, Saint-Armour. São estes os dez Crus Beaujolais, áreas que variam de 230 hectares a 1260 hectares, que elaboram vinhos com personalidades distintas, de alta qualidade, cada um deles expressando o efeito do seu terroir na uva Gamay.
Oito representantes dos Crus se uniram em 2017 e formaram o Club Crus Beaujolais, atuando como embaixadores do verdadeiro espírito da região Beaujolais, cujos fundamentos são a sociabilidade, a troca, a hospitalidade, a alegria e a jovialidade.
Na semana passada eles fizeram a apresentação dos seus vinhos no Espaço Gourmet da Casa Portoro, em São Paulo – tirando proveito do belo design do lugar –, com o firme propósito de conquistar os brasileiros! Estiveram presentes as vinícolas: Domaine Baron de l’Ecluse, Domaine de Chanrion, Domaine de la Fond Moiroux, Domaine des Vieilles Caves, Château de Nervers, Domaine du Clos des Garands, Domaine du Granit e Domaine Ruet.
Difícil foi tentar, sem sucesso, escolher os melhores dentre vinhos tão típicos, tão generosos! Surpreendentes por estarem em áreas tão próximas e por apresentarem características tão distintas: vinhos frutados e saborosos, vinhos elegantes e minerais, vinhos vigorosos e de forte personalidade.
Acesse o site www.clubcrusbeaujolais.com para saber mais sobre os Crus Beaujolais, os produtores e seus vinhos.
Você precisa estar logado para comentar.